Olá a todos!
Tenho estado atenta aos números do desemprego e aos comentários que surgem de todas as direções a contestar esta realidade.
É evidente que ninguém está satisfeito com estes indicadores, mas também é importante reflectir "fora do quadrado" para que as coisas possam ser resolvidas, ou pelo menos que ganhem algum rumo..algum sentido...
A importância de uma Marca Pessoal é cada vez mais evidente. É frequente vermos grandes nomes associados a grandes sucessos empresariais.
Mesmo que as empresas, a construção de marcas pessoais por parte dos seus colaboradores é essencial. As pessoas fazem as empresas e, certamente, que uma Marca Pessoal forte atrai novos clientes.
Desde o nosso nascimento e à medida que vamos crescendo e evoluindo ou não...como pessoa, vamos criando a nossa Marca Pessoal, junto da família, dos amigos, dos nossos colegas de trabalho ou dos nossos clientes. Na conjuntura atual, onde a abundância predomina e a concorrência é cada vez mais feroz, torna-se indispensável começarmos a refletir sobre a nossa Marca, de uma maneira mais profissional e rigorosa. Eu diria até que, a nossa Marca Pessoal, nos dias de hoje, é um ativo muito valioso que nos diferença da concorrência.
O primeiro passo é claramente fazermos uma análise SWOT sobre nós próprios. A crise, o desemprego ou mesmo o sucesso, não nos podem "cegar" e, independentemente da situação económica ou a situação profissional, temos que ter capacidades para nos conhecermos e sabermos como retirar proveito dos nossos pontos fortes!
Alguns passos "standard" para começar a construir a sua Marca Pessoal
- Encontre a vossa especialização, aquilo que os move, aquilo em que realmente são bons.
- Tenha em conta que essa especialização é aquilo que realmente gosta de fazer
- Defina como quer ser percepcionado pelo mercado (posicionamento). Seja realista e pense de que forma quer que o vosso "público-alvo" o veja
- Crie um nome para a sua Marca Pessoal (é importante que este nome esteja, por exemplo, no título do seu blogue). Este nome pode ser mais criativo do que apenas o seu nome próprio.
- Registe a sua marca, compre o domínio para o seu site. É um investimento reduzido e importante.
- Defina quem pretende atingir com as suas competências. Com quem quer partilhar a sua especialização.
- Pensem em 52 temas (um por semana) sobre o qual podem escrever, gravar vídeos, etc...
- Crie uma plataforma de comunicação.
- Comece a elaborar conteúdos.
- Comece a partilhar o conteúdo que publica.
- Seja autêntico e transparente.
- Faça ajustes sempre que necessário, mas não perca a sua identidade.
Estes 12 passos não são fórmulas mágicas nem são garantias de sucesso. Cada um de nós é único e cada um de nós tem a sua maneira de ser e de estar, como tal, cada um de nós deve ser capaz de criar a sua própria marca em função dos seus objetivos, em função dos seus desejos.
"Dedique-se a transformar o seu prazer em trabalho e o retorno será uma consequência natural!"
O que achou? A sua marca pessoal é forte? Conhece outras dicas para tornar sua marca pessoal forte no futuro? Deixe sua opinião.
Sem comentários:
Enviar um comentário