Gostava de partilhar convosco um livro que li recentemente sobre o Poder do Relacionamento Positivo e o impacto que isso poderá ter nas nossas relações humanas ao nível pessoal, profissional e social.
É um livro extremamente interessante que aconselho a todos lerem. Baseando-se nas técnicas inovadoras desenvolvidas pelos treinadores de orcas do SeaWorld, Ken Blanchard, autor de dezenas de best-sellers de gestão, e os seus co-autores, demonstram que, através do reforço positivo, e partindo de uma atitude de respeito e confiança, se consegue resolver todas as dificuldades de relacionamento, tanto a nível profissional como afectivo, e ter um desempenho cada vez mais eficaz.
Há mais de 30 anos que Ken Blanchard tem vindo a explicar aos gestores que as pessoas são os seus recursos mais valiosos. Quando, ao fim do dia, os seus colaboradores se vão embora, é a sua empresa que se está a ir embora. Os seus colaboradores são a sua empresa. Só quem se apercebe disso é será capaz de gerir uma empresa eficazmente. Saber motivar as pessoas é uma competência fundamental!
Julgar e criticar os outros – sejam os nossos colegas de trabalho, sejam os nossos familiares – é fácil, mas não seria mais produtivo elogiá-los, destacando aquilo que eles fazem de melhor? Se o fizermos, estaremos a motivá-los para terem um desempenho cada vez melhor e cada vez mais saudável.
No próximo post irei falar sobre o cuidado que nós temos de ter quando comunicamos com alguém e como é que a comunicação se pode tornar tão eficaz através da gestão de energias humanas. Por agora, deixo-vos este pequeno resumo e que sirva de reflexão.
Aqui vai um link interessante do Ken Blanchard
Obrigada mais uma vez a todos.
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