sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Arte do Saber Comunicar. O que é para si Comunicar?





Ora VIVA! 

Sejam bem-vindos a mais um excelente dia acompanhado pelo frio mas sempre com o sol a iluminar as nossas almas autênticas e únicas!


O que é para si Comunicar?









Hoje resolvi escrever um post dedicado à comunicação. Sim. Comunicação. Porquê? Porque a comunicação é mais do que uma técnica que se treina, melhora ou aprende, a comunicação é, em muitos casos, um verdadeiro desafio a conquistar todos os dias. Existem pessoas que dizem que um excelente comunicador "tem um dom desde que nasceu"...pois bem, eu não concordo muito com isso...na minha opinião, a comunicação é algo que fluí com naturalidade e autenticidade e quanto mais natural, genuína e autêntica for mais eficaz se torna.


Nas mais diferentes situações, é importante combater uma tendência natural para a timidez, procurando olhar as pessoas sempre nos olhos e evitando posturas desencorajadoras do diálogo, como por exemplo ter os braços cruzados ou as mãos nos bolsos. Estes e outros truques acabam por funcionar como pequenas técnicas de sobrevivência, que estão interligadas com as regras da boa educação, mas também são resultado das experiências que vamos tendo e acumulando ao longo da nossa vida.




É importante termos em conta que, antes da palavra propriamente dita, comunicamos com o corpo. O corpo fala por nós e muitas das vezes sem darmos por isso...A forma como nos movimentamos, como reagimos e até como observamos uma determinada situação diz muito mais sobre nós próprios do que à primeira vista poderíamos supor...Assim, mais do que as técnicas antigas e obsoletas de aprender a caminhar com livros "em cima da nossa cabeça" é importante que saiba que os segredos para uma postura feliz são a naturalidade e a firmeza. Afinal, é isso o quanto basta para conseguir uma imagem harmoniosa, elegante e positiva.

Não existe nada pior do que encontrar uma pessoa que se tenta fazer passar por aquilo que não é, sendo depois denunciada pela roupa que usa, pelos gestos que ensaia ou pelas jóias ou sinais de riqueza que exibe. A artificialidade ou o exagero, além de serem riscos que não vale a pena correr, acarretam, na maior parte dos casos, os piores resultados.




Não pretendo, com isto, tecer juízos de valor sobre os comportamentos de uns ou de outros, mas, como observadora do fenómeno, não pude deixar de constatar a importância que a naturalidade desempenha nessas ocasiões. Independentemente do berço ou das raízes de cada um, concluí que basta a pessoa ser bem-educada para se movimentar com graciosidade e leveza nos mais diversos eventos sociais, profissionais ou culturais.

As pessoas tendem, erradamente, a confundir uma pessoa simples com um simplório, mas a verdade é que a simplicidade acaba por ser sempre o melhor cartão-de-visita. Assumir quem somos, de onde vimos, falando sem pretensões dos nossos gostos assumindo inclusivamente a ignorância ou o desconhecimento em determinado assunto, se for esse o caso é afinal a melhor forma de expressarmos a nossa individualidade.

A comunicação está dentro de nós e isso reflecte no nosso exterior. Quando comunicamos estamos a transmitir alguma mensagem, algo sobre nós por isso tenha em atenção e haja sempre com coerência com os seus valores e crenças. 



Um bom exemplo disso e aproveitando para homenagear este "ser" fabuloso...Nelson Mandela! 




Nelson Mandela transbordava simplicidade, elegância, firmeza e determinação. Foi e será sempre um exemplo de um excelente comunicador, líder e ser humano. A linguagem corporal comunicava com a sua linguagem verbal de uma forma coerente, digna de ser ouvido e respeitado! Que seja um exemplo para todos nós!







Para terminar deixo aqui uma frase de Richard Brason que sintetiza um pouco aquilo que quis transmitir hoje neste post.



"Complexity is your enemy. Any fool can make something complicated. It is hard to make something simple." Richard Brason



Um Bem Haja para todos vós!

Enjoy the life and dont waste your time thinking small. ;)










Sem comentários:

De volta :)

Welcome to my  mumy world! Bem-vindas ao meu mundo de ser Mãe! Sei que à muito tempo que não escrevo... Desde que fui Mãe, as minha pri...